9 alimentos para melhorar a saúde do cérebro e rejuvenescer 10 anos

Como conservar um cérebro saudável por mais tempo? Muitos estudos apontam para uma ligação entre dieta e saúde cerebral. Embora a demência e a doença de Alzheimer tenham um aspecto hereditário, adotar a dieta MIND pode reduzir o risco de desenvolver essas doenças degenerativas. De acordo com um estudo publicado em 2011, 1 de 3 casos da doença de Alzheimer no mundo é evitável.

A dieta MIND é uma combinação de uma dieta mediterrânea que reduz o risco de doenças cardíacas e melhora a saúde geral do corpo e as abordagens dietéticas para parar a hipertensão (DASH) para reduzir o risco de hipertensão . Ambas as dietas, mediterrânea e DASH, são benéficas para a saúde do cérebro, mas difíceis de adotar. A epidemiologista nutricional Martha Clare Morris desenvolveu a dieta MIND.

A dieta em números …

Os testes foram realizados em pacientes com idade média de 81 anos. Aqueles que adotaram a dieta MENTE rigorosamente reduziram em 53% o risco de desenvolver estágio avançado da doença de Alzheimer. Eles também marcaram uma pontuação média 7,5 anos mais jovem que a sua verdadeira idade.

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Melhor ainda, essa dieta não precisa ser rigorosamente seguida para ser eficaz. De fato, os pacientes que seguiram a dieta como uma diretriz simples diminuíram em 35% o risco de desenvolver um estágio avançado da doença de Alzheimer.

Os princípios do regime do MIND

O esquema MENTE é bastante fácil de adotar. Em vez de dar regras estritas sobre o que e quando comer, essa dieta para a saúde do cérebro consiste em vários grupos de alimentos para comer diariamente ou várias vezes por semana.

5 alimentos que devem ser consumidos com moderação ou nada:

• Carne vermelha: menos de duas porções por semana.

• Manteiga e margarina: menos de uma colher de sopa por dia.

• Queijo: uma dose por semana no máximo.

• Doces e doces: menos de cinco porções por semana.

Alimentos fritos ou fastfood: uma porção por semana no máximo.

9 alimentos para melhorar a saúde do cérebro:

• Vegetais verdes (como espinafre e salada verde): pelo menos seis porções por semana.

• Outros legumes: pelo menos um por dia.

• Nozes : cinco porções por semana.

• Frutos vermelhos: pelo menos duas porções por semana (os mirtilos são os melhores frutos vermelhos).

• Feijão: pelo menos três porções por semana.

• Grãos integrais: pelo menos três porções por dia.

• Peixe: uma vez por semana.

• Aves (frango ou peru): duas vezes por semana.

• Azeite : para ser utilizado como o principal óleo de cozinha.

 

Evite álcool

O álcool não é apenas prejudicial durante a gravidez, também reduz a fertilidade em homens e mulheres.

  • Seu consumo tem efeitos negativos sobre a qualidade e quantidade de espermatozóides, bem como sobre o nível de testosterona.
  • Alguns cientistas chegaram à conclusão de que o consumo de álcool entre as mulheres é responsável por um aumento nas taxas de infertilidade entre as mulheres.
  • Embora não seja necessário privá-lo de todo o seu copo de vermelho, o principal é limitar-se a um ou dois drinques por dia.
  • No entanto, se suas tentativas de conceber uma criança tiverem.

Evite cafeína

A cafeína pode perturbar o ritmo natural das trompas de falópio, bem como causar problemas de motilidade e qualidade do esperma.

  • A cafeína também é conhecida por causar picos de cortisol em seu corpo.
  • O cortisol é um hormônio do estresse que pode contrabalançar outros hormônios importantes relacionados à fertilidade, como o estrogênio e a testosterona.
  • Os viciados em café que tentam engravidar uma criança devem, portanto, considerar reduzir seu consumo ou mudar para o chá, que tem um teor menor de cafeína.

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