Perda de peso: descubra como a alimentação, a atividade física e o sono podem ser seus aliados nesta batalha

Perda de peso: descubra como a alimentação, a atividade física e o sono podem ser seus aliados nesta batalha

Alimentação saudável, exercícios físicos regulares e uma boa noite de sono, parecem ser fundamentais para a manutenção da saúde. Mas será que esses três fatores podem também ajudar no processo de emagrecimento? A ciência diz que sim!

Muitos estudos já mostraram que para perder peso, de forma sustentável e ainda mantê-lo, dietas restritivas com muito baixa caloria ou ainda retirando certos grupos alimentares, não são as mais adequadas. Ter um padrão alimentar saudável, com o consumo de alimentos de alta densidade nutricional (alimentos com variedade e quantidade relevantes de nutrientes – vitaminas, minerais e fibras, entre outros) como frutas, legumes e verduras, cereais e grãos integrais, castanha, sementes, azeites (gorduras boas mono e poli-insaturada) e peixes, parecem contribuir para um emagrecimento mais saudável e sustentável.

Somado à reeducação alimentar, a prática regular de exercícios físicos e ter prazer em fazê-lo, também contribuem para a perda de peso e mudança de composição corporal, ou seja, perder gordura e ganhar massa muscular. Além disso, o exercício pode trazer uma série de outros benefícios, como a melhora da saúde do coração, diminuição da pressão arterial, melhora dos níveis de açúcar no sangue entre outros.

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Os estudos mais recentes sobre perda de peso mostram que para um emagrecimento mais efetivo, juntamente com a dieta e exercício, é preciso dormir bem! Tanto a quantidade de horas dormidas, como a qualidade do sono são fatores que podem influenciar no controle do peso corporal. Isso porque a falta de sono pode ocasionar um desequilíbrio em dois hormônios relacionados com a fome e à saciedade, chamados de grelina e leptina, respectivamente. Uma noite mal dormida pode aumentar a sensação de fome durante o dia, levando a um maior consumo de alimentos. E ainda, alguns estudos sugerem que, quando somos expostos à comida em um estado de privação do sono, há uma maior chance de escolhermos alimentos com maior teor de açúcar e gordura, ao invés de opções mais nutritivas.

Uma dieta inadequada, o sedentarismo e noites mal dormidas durante um longo período de tempo, podem estar associados com uma dificuldade na perda de peso, além de contribuírem negativamente para a saúde de modo geral. Portanto, para um emagrecimento saudável e mantido a longo prazo, adotar um estilo de vida saudável parece ser interessante e eficaz.

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